Identificação e Enquadramento do projeto

Projeto Nº POCI-03-3560-FSE-000818

Designação do Projeto: Programa Formação PME

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Projetos conjuntos de Formação-ação – FSE

Objetivo Principal: Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança.

Região de Intervenção: Norte e Centro

Entidade Beneficiária: ADECE – Associação para o Desenvolvimento de Consultoria Aplicada em Ciências Empresariais

Data de aprovação: 08-08-2019

Data de Início: 4 de Fevereiro de 2020

Data de Conclusão: 30 de Junho de 2023

Custo total elegível: 501.273,76 euros

Apoio Financeiro da União Europeia: FSE- 451.146,38 euros

Apoio Financeiro Público nacional: 0,00 euros

Síntese do projeto

OBJETIVOS

Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:

– Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;

– Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;

– Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.

 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

O projeto integra 3 áreas temáticas:

Internacionalização

Capacitar as PME para encetarem processos de internacionalização e entrarem em outros mercados.

Conhecimento de mercados externos; criação, desenvolvimento e promoção internacional de marcas; prospeção e presença em mercados internacionais; marketing internacional; nova organização das práticas comerciais; novos métodos de relacionamento externo; certificações específicas para os mercados externos, desenvolvimento de instrumentos de gestão orientados para a internacionalização; redefinição do modelo de negócio; domínio das condições legais, económicas e culturais.

 

Empresas Destinatárias:

Micro, pequenas e médias empresas, produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis, ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos.

Economia digital

Inovar na digitalização do modelo de negócio para reforço do posicionamento e notoriedade à escala global.

Desenvolvimento de redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços no mercado; criação e/ou adequação dos modelos de negócios com vista à inserção da PME na economia digital; presença na web; introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de distribuição e logística; fusão de tecnologias pela integração de sistemas físicos e digitais; utilização de ferramentas sofisticadas de marketing para ampliação da presença no mercado.

 

Empresas Destinatárias:

Micro, pequenas e médias empresas, produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis, ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos.

Gestão comercial e marketing

Desenvolver competências e implementar estratégias de logística, divulgação, comércio e vendas.

Internalizar habilidades para conduzir processos de compra e venda; implementar novos métodos de recolha, seleção e interpretação de informação relevante para o processo negocial; incrementar capacidades de comunicação e argumentação para o contacto com clientes, fornecedores e vendedores; desenvolver e implementar estratégias de marketing diferenciadoras.

 

Empresas Destinatárias:

Micro, pequenas e médias empresas, produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis, ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos.

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