Identificação e Enquadramento do projeto
Projeto Nº POCI-03-3560-FSE-000818
Designação do Projeto: Programa Formação PME
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Projetos conjuntos de Formação-ação – FSE
Objetivo Principal: Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança.
Região de Intervenção: Norte e Centro
Entidade Beneficiária: ADECE – Associação para o Desenvolvimento de Consultoria Aplicada em Ciências Empresariais
Data de aprovação: 08-08-2019
Data de Início: 4 de Fevereiro de 2020
Data de Conclusão: 30 de Junho de 2023
Custo total elegível: 501.273,76 euros
Apoio Financeiro da União Europeia: FSE- 451.146,38 euros
Apoio Financeiro Público nacional: 0,00 euros
Síntese do projeto
OBJETIVOS
Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
– Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
– Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
– Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
O projeto integra 3 áreas temáticas:
Internacionalização
Capacitar as PME para encetarem processos de internacionalização e entrarem em outros mercados.
Conhecimento de mercados externos; criação, desenvolvimento e promoção internacional de marcas; prospeção e presença em mercados internacionais; marketing internacional; nova organização das práticas comerciais; novos métodos de relacionamento externo; certificações específicas para os mercados externos, desenvolvimento de instrumentos de gestão orientados para a internacionalização; redefinição do modelo de negócio; domínio das condições legais, económicas e culturais.
Empresas Destinatárias:
Micro, pequenas e médias empresas, produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis, ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos.
Economia digital
Inovar na digitalização do modelo de negócio para reforço do posicionamento e notoriedade à escala global.
Desenvolvimento de redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços no mercado; criação e/ou adequação dos modelos de negócios com vista à inserção da PME na economia digital; presença na web; introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de distribuição e logística; fusão de tecnologias pela integração de sistemas físicos e digitais; utilização de ferramentas sofisticadas de marketing para ampliação da presença no mercado.
Empresas Destinatárias:
Micro, pequenas e médias empresas, produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis, ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos.
Gestão comercial e marketing
Desenvolver competências e implementar estratégias de logística, divulgação, comércio e vendas.
Internalizar habilidades para conduzir processos de compra e venda; implementar novos métodos de recolha, seleção e interpretação de informação relevante para o processo negocial; incrementar capacidades de comunicação e argumentação para o contacto com clientes, fornecedores e vendedores; desenvolver e implementar estratégias de marketing diferenciadoras.
Empresas Destinatárias:
Micro, pequenas e médias empresas, produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis, ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos.
Pedido de Informação. Contacte-nos hoje mesmo!