Curso de Transformação Digital para Gestores: Estratégias e Ferramentas para o Sucesso

Este curso está inserido na Medida “Líder + Digital“, www.lidermaisdigital.pt/, integrada no Programa “Emprego + Digital 2025“, aprovado pela Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, alterada e republicada pela Portaria n.º 8/2024, de 15 de janeiro, visa contribuir para a transformação das organizações de diferentes setores de atividade económica, todos eles fortemente impactados pelos processos de transição digital.

Promovido em conjunto pela ADECE e pela Atlântico Business School, um instituto superior politécnico instituído pela Espaço Atlântico – Formação Financeira, Lda., este curso visa fortalecer as competências digitais dos participantes, impulsionar a transformação digital nas organizações e promover a competitividade e produtividade no mercado de trabalho.

Com a realização em regime híbrido (presencial e online) das 3 ações previstas, com 15 participantes cada, pretende-se promover a mudança através da reformulação do modelo organizacional e produtivo das organizações e do seu reposicionamento face ao mercado.

No âmbito da componente Formação serão exploradas estratégias e ferramentas para suporte ao processo de transformação digital das organizações, bem como debatidos assuntos, tão atuais quanto complexos, como os sistemas integrados de gestão, a Cloud, as redes de informação, a segurança informática e o Business Inteligence, como ferramentas de inovação e avanço tecnológico, pilares essenciais para o reforço da competitividade e o crescimento.

Na vertente do Plano de Ação de Transformação Digital (PATD), será possível interpretar todos esses conceitos à luz da realidade de cada organização, definindo-se um plano de ação a curto e a médio prazo com vista à definição de patamares sustentados de desenvolvimento e adesão à economia digital.

Percurso Formativo Duração
FORMAÇÃO (online)
Transformação Digital: Estratégias para Competitividade e Sustentabilidade 21 h
Tecnologias para uma Transição Digital Eficaz 24 h
Estratégias de Marketing Digital
PLANO DE AÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL (online e presencial) 15 h
Conceção/criação de plano(s) de ação de transformação digital 20 h
Implementação de plano(s) de ação de transformação digital 36 h
CICLO DE WEBINARES 4-12 h

Objetivos

  • Desenvolver as competências digitais de gestores e dirigentes das organizações (empresas, entidades da economia social e outras), promovendo a inclusão socioprofissional numa era dominada pela economia digital e pelas tecnologias de informação.
  • Contribuir para a implementação de mudanças nos processos de gestão nas organizações, por via da implementação de sistemas de informação estruturados, processos de trabalho desmaterializados e novas estratégias organizacionais.
  • Contribuir para a melhoria da produtividade e competitividade da economia nacional, através da implementação de processos de transformação digital, bem como o reforço das qualificações e competências digitais dos gestores e quadros dirigentes, enquanto atores fundamentais da tomada de decisão estratégica e operacional nas organizações.

Destinatários

São destinatários desta Medida, independentemente do seu nível de proficiência digital ou habilitação literária:

  • Gestores e dirigentes de empresas, associações empresariais e entidades da economia social.
  • Quadros técnicos superiores com potencial de desenvolvimento de responsabilidade de liderança e gestão.